Manual de Identidade Visual - Gloriosa Sistemas de Floricultura

Um programa de identidade visual coeso é um dos bens mais valiosos de uma empresa ou entidade. Esta necessita manter uma identidade consistente com a sua importância no meio. Frente a isso, foi desenvolvido um manual de identidade visual da empresa Gloriosa Sistemas de Floricultura. A seguir seguem os objetivos e ferramentas usadas em cada página do manual:

Capa e Contracapa


A capa do manual de identidade foi desenvolvida utilizando uma fotografia como plano de fundo. Essa fotografia foi tirada com algumas flores dentro de uma bacia cheia de água, e um poço de água sendo derramada dentro. Na parte frontal está a marca da empresa e em uma das abas está o memorial da empresa, que consta o que a empresa desenvolve e quais são os seu objetivos. Já na outra aba está a ficha técnica das desenvolvedoras do manual de identidade visual. Na ficha técnica está especificado o nome de cada desenvolvedora e qual o seu papel na construção do manual. Na contra capa, estão os contatos (e-mail), de cada desenvolvedora. De acordo com a figura 1.

Figura 1: Capa e Contracapa do Manual

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Introdução


Na página da introdução está relatado o que se pretende atingir com a elaboração do manual de identidade visual. O layout da página foi desenvolvido com a ferramenta retângulo, e a cor usada foi escolhida para “combinar” com a marca da empresa. O layout mostrado na página da introdução foi usado em todas as outras páginas, pois assim é possível ter um layout padrão.

A fonte usada em todo o manual, exceto na marca, é Arial. O tamanho da fonte nos títulos é de 24 e está sempre se encontra em negrito. Já nos demais textos o tamanho da fonte está em 18 e é normal. Os textos em tamanho 18 sempre se encontram centralizados. Como mostra a figura 2.

Figura 2: Introdução
 Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

 

Sumário


No sumário estão colocadas as páginas de cada tópico da manual de identidade visual. Ele serve para orientar as pessoas que estejam vendo o manual. Como pode ser visto na figura 3.

Figura 3: Sumário
Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Assinatura Principal


A assinatura principal da Empresa Gloriosa Sistemas de Floricultura foi desenvolvida buscando se diferenciar das demais empresas existentes. É uma marca simples, mas que depois de ser analisada completamente, traz seus valores a tona. Conforme a figura 4.

Figura 4: Assinatura Principal
Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

O slogan da empresa é “Faça sua empresa florescer conosco”, ele foi escolhido entre outras opções devido ao fato de se destacar e trazer a mensagem de que com o uso dos sistemas que a empresa desenvolve, as floriculturas irão “florescer”, crescer frente às demais existentes no mercado de trabalho.

O logotipo da empresa chama-se Gloriosa. Este nome foi escolhido em homenagem a uma flor chamada gloriosa, que é uma espécie muito exótica, resistente e que apresenta um rápido crescimento. Frente a isso, quer se repassar a ideia de que a empresa tem um rápido crescimento e produz sistemas diferenciados e eficazes das demais empresas.

O símbolo da empresa é uma representação da flor chamada “dente-de-leão”. Esta é uma flor que tem a capacidade de se espalhar até 108 quilômetros de distância. Ela foi escolhida como símbolo justamente para se repassar a ideia de que a empresa tem a capacidade de espelhar seus sistemas pelo mundo todo.

Símbolo


Figura 5: Símbolo

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

A representação da flor “dente-de-leão” foi feita com três ferramentas: bézier, eclipse e forma. Com a ferramenta bézier foi desenvolvido o caule da flor. Ele foi feito de uma forma arredondada para poder-se interligar-se com o logotipo. Com a ferramenta eclipse desenvolveu-se as pétalas da flor. Depois, elas foram ajustadas com a ferramenta de forma. Elas também foram feitas de modo arredondado para não “machucar” o olho de quem estará observando a marca.

A cor escolhida para fazer as pétalas foi o roxo, pois ela é uma cor que transmite beleza, grandes ideias, prosperidade, nobreza e respeito, que são itens fundamentais em uma empresa. De acordo com a figura 5.

 

Logotipo


O logotipo da empresa chama-se Gloriosa. Ele foi desenvolvido usando-se a fonte AvantGarde Bk BT, pois é um estilo de letra formal e bonito. A cor usada é preta. Porém, a frase, Sistemas de Floricultura possui a fonte AvantGarde Md BT, e sua cor também é preta. Como é mostrado na figura 6.

Figura 6: Logotipo

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

 

Margens de Segurança e Redução Máxima


As margens de segurança foram desenvolvidas para se ter a segurança de que nenhuma escrita fique sob a marca. Desta forma, ficou definido que nada poderia ultrapassar as margens de 0,5 centímetros em qualquer lado da marca. Foi escolhido esse valor, pois dessa forma a marca ficará bem legível aos olhos de outras pessoas. Conforme mostra a figura 7.

Figura 7: Margens de Segurança e Redução Máxima

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

A taxa de redução máxima foi definida em 1 centímetro de altura e 3,615 centímetros de largura. Dessa forma, quando a marca atingir a sua redução máxima ela ainda ficará legível.

Alfabeto Padrão


O alfabeto padrão foi definido para que nenhuma outra fonte seja usada na marca Gloriosa Sistemas de Floricultura (figura 8). Em momento algum ela deve ser alterada. O tipo de fonte de cada parte da marca já foi citada na explicação do Logotipo.

Figura 8: Alfabeto Padrão

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

 

Cores Padrão


Uma empresa deve ter sua marca padrão, e dentro desta padronização as cores estão incluídas. Na marca da empresa Gloriosa Sistemas de Floricultura, apenas duas cores foram usadas: Roxo escuro e roxo claro, conforme a figura 9.

Figura 9: Cores Padrão

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

O roxo forte deve os seguintes percentuais de cor:

C = 56%
M = 59%
Y = 0%
K = 0%

R = 148%
G = 97%
B = 201%
Pantone: 265C

Já o roxo fraco deve ter os seguintes percentuais de cor:

C = 38%
M = 38%
Y = 0%
K = 0%
R = 131%
G = 145%
B = 214%

Pantone: 2645C

 

Versão Preto e Branco e Versão Negativa


A versão preto e branco da marca e a versão negativa foram desenvolvidas para que a marca possa ser aplicada em fundos brancos ou pretos, porém, mesmo assim ainda estejam legíveis. Como mostra a figura 10.

Figura 10: Versão Preto e Branco e Versão Negativa

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

 

Versões Monocromáticas


As versões monocromáticas devem ser usadas quando se tem a necessidade de usar a marca com uma cor diferente da padrão, da versão preto e branco ou da versão negativa.

As cores escolhidas para serem as versões monocromáticas foram: roxo, cinza, vermelho e verde. Elas foram escolhidas, pois são algumas das cores mais usadas no cotidiano das pessoas. As versões monocromáticas podem ser vistas abaixo na figura 11.

Figura 11: Versões Monocromáticas

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

 

Versões Incorretas


No início do desenvolvimento do Manual de Identidade Visual, se tinha grandes dúvidas em relação a que marca escolher. Por fim, escolheu-se uma que é mostrada ao longo de todo o manual. As outras versões da marca estão mostradas na página das versões incorretas. Ou seja, em momento algum a marca atual da empresa pode ser mudada, caso isto aconteça, ela estará incorreta. Como pode ser visto na figura 12.

Figura 12: Versões Incorretas

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

 

Aplicações Sobre Fundos Coloridos


Levando-se em conta de que em algum momento precisa-se aplicar a marca sob um fundo colorido, que não seja preto nem branco, foram desenvolvidos seis fundos coloridos onde a marca pode ser aplicada (figura 13). Ou seja, apenas nessas seis cores (além do branco e do preto) a marca pode ser inserida.

 As cores escolhidas são cores bastante utilizadas no dia-a-dia. São elas: roxo, rosa, verde, vermelho, amarelo e azul. É importante lembrar que na aplicação da marca nessas seis cores, é preciso avaliar qual versão da marca utilizar (original, preto e branco, negativa ou monocromática).

Figura 13: Aplicações Sobre Fundos Coloridos

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Aplicação sobre Imagem


A marca da empresa foi aplicada sobre uma imagem para se ter a percepção de que isso é possível, porém é preciso ter cuidado em relação a que versão utilizar. Por exemplo, na figura 14, é possível perceber que a versão a ser utilizada deve ser a negativa, pois o fundo da imagem é preto.

Figura 14: Aplicação sobre Imagem

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

 

Cartão de Visitas e Crachá


É de suma importância que as pessoas que trabalham dentro de uma empresa tenham um cartão onde estejam os seus dados e um crachá que as identifique. No Manual de Identidade Visual da empresa Gloriosa Sistemas de Floricultura, o cartão de visitas foi desenvolvido sob as medidas de 9 centímetros de largura e 5 centímetros de altura.

Ele possui uma cor de plano de fundo lilás, e com a ferramenta transparência foi colocado um efeito de transparência com o plano de fundo e uma forma de banner alongada que possuía uma cor roxa escura. Após, foram inseridos os dados de cada desenvolvedora, como nome, e-mail e telefone.

Já na criação do crachá, as medidas usadas foram 5 centímetros de largura e 7 centímetros de altura. A cor utilizada foi o roxo forte, e com a ferramenta Power Clip se inseriu uma forma de banner alongada dentro do retângulo. Após, com a ferramenta do retângulo criou-se uma quadrado onde seria o lugar da foto do funcionário estar e inseriu-se a marca da empresa e o nome do funcionário. Como é mostrado na figura 15.

Figura 15: Cartão de Visitas e Crachá

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Mascote


A Mascote da empresa é uma borboleta, que representa um jeito livre e despreocupado de viver. Ela carrega em suas mãos um globo onde está brotando uma flor. Isso representa que os sistemas de gerenciamento para floriculturas estão por todo o mundo. Como pode ser visto na figura 16.

Figura 16: Mascote

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

As principais ferramentas utilizadas para criar a mascote foram: eclipse (criação do globo, de uma das partes do corpo...), mistura interativa (nas partes internas das asas da borboleta, na flor, nos olhos...), bézier (criação das antenas da borboleta, das asas...), forma (alongamento das partes internas das asas, alongamento do corpo...). A borboleta foi transformada em “humano”, para atrair mais a atenção das pessoas e para se ter uma melhor afinidade.

Campanhas Publicitárias


Em uma empresa é essencial que se tenha campanhas publicitárias que divulgam a marca, os objetivos e os produtos da mesma. Frente a isso, foram desenvolvidas várias campanhas publicitárias que tem por objetivo divulgar a empresa Gloriosa Sistemas de Floricultura.

Cartaz

O cartaz é também uma campanha publicitária que busca divulgar os sistemas desenvolvidos pela Gloriosa – Sistemas de Floricultura. O c artaz desenvolvido pode ser visto na figura 17.

Figura 17: Cartaz

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Foi feita uma mistura interativa entre as cores lilás e roxo, foram inseridos duas imagens: uma que mostra o globo terrestre, que quer representar que os sistemas estão pelo mundo todo, e outra que é uma representação do próprio sistema. A fonte utilizada é Kristen ITC e o tamanho da fonte é 16.

Outdoor

Uma das campanhas publicitárias é a criação do Outdoor (figura 18), que foi desenvolvido de uma forma simples, mas que chama a atenção de quem o vê. Foi utilizada uma figura que mostra o símbolo da empresa (a flor dente-de-leão sendo assoprada) e em cima desta figura foi inserida a marca da empresa. A aplicação da marca sobre a imagem foi feita no programa Photoshop.

Figura 18: Outdoor para a Campanha Publicitária

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Folder

Figura 19: Folder

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Outra campanha publicitária desenvolvida foi a criação de um folder (mostrado na figura 19). Nela estão explicados os objetivos da empresa e seus valores. Ele foi desenvolvido com as ferramentas de eclipse, bézier, retângulo e forma. A cor continua sendo roxo e lilás, pois são as cores padrões da empresa. As fontes utilizadas variam entre Calibri e Arial e o tamanho da fonte é 6. 

Banner

Figura 20: Banner

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Para desenvolver o banner (mostrado na figura 20) foram utilizadas as ferramentas retângulo e mistura interativa. Com a ferramenta retângulo se desenhou a forma que o banner iria trazer. Com a mistura interativa pode-se misturar as cores roxo e cinza para dar um efeito mais bonito. Depois, foi inserida a marca da empresa sobre o retângulo.

Aplicações da Marca


Para se ter um conhecimento maior da empresa desenvolvida, foram desenvolvidas inúmeras aplicações com a marca, que podem ser vistas nas figuras a seguir:

Figura 21: Aplicações em Carro

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Figura 22: Aplicação em Cúia e Aplicação em Mouse Pad

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Figura 23: Aplicação em Bonés e Aplicação em Camisetas

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Figura 24: Fachada da Empresa e Aplicação em Cadeiras

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

0 Response to "Manual de Identidade Visual - Gloriosa Sistemas de Floricultura"

Postar um comentário