Linux e Unix: semelhanças e diferenças


O sistema operacional Unix, criado no final dos anos 1960 por Ken Thompson e Dennis Ritchie nos Laboratórios Bell, era um sistema operativo que se destinava a apoiar um ambiente multiusuário. A arquitetura fornecia um sistema operacional modular simples, mas sofisticado, para apoiar uma série de multiusuário e rede tarefas.

 
Já o sistema operacional Linux é uma variante do Unix, criado por Linus Torvalds, que compartilha características comuns. O aspecto mais significativo sobre o Linux é que o kernel ou o núcleo do funcionamento é livremente distribuído e desenvolvedores de todo globo podem modificar o código fonte e usá-lo para seus próprios fins, sem qualquer licenciamento ou IP preocupações.

 
"(...) os sistemas Linux e Unix são basicamente idênticos, o que faz sentido quando você examina o caminho do desenvolvimento do Linux." (TITTEL, 2003)

 
O Linux e o Unix são sistemas operacionais muito semelhantes, a principal diferença entre os dois sistemas é de que o Unix é um sistema proprietário, enquanto o Linux é um sistema livre.

LINUX: História e Aplicações


O Linux é o sistema operacional open source, ou seja, com código fonte aberto, mais conhecido e utilizado do mundo hoje em dia. Com o passar do tempo este sistema vem crescendo no mundo virtual e, neste tempo, surgiram muitas distribuições derivadas do sistema principal, pois muitos alteraram seu código-fonte, originando novos sistemas.

 

O Linux é uma variante open source do Unix. Foi criado por um jovem universitário finlandês chamado Linus Torvalds, no início dos anos 1990, e de lá para cá tornou-se o segundo sistema operacional mais utilizado no mundo, atrás apenas do Microsoft
Windows. (VEIGA, 2009)

 

O Linux é utilizado principalmente nos servidores, pois os mesmos necessitam de segurança, devido a ataques frequentes de cyber criminosos.

 

História

 

Em 1991, com relação aos sistemas operacionais, você tinha poucas escolhas. O DOS exercia sua soberania absoluta com relação aos computadores pessoais, até por uma questão de falta de escolha. Por mais que os Macs existissem seus preços eram astronômicos, fato que tornava quase impossível a aquisição de um deles para um usuário final.

 

Além deles, havia o Unix que certamente era ainda mais caro do que um Mac e adotado quase exclusivamente por grandes empresas. Nessa altura, o código do Unix, que uma vez foi utilizado como material de estudo em universidades, já se encontrava proprietário e não mais para conhecimento público.

 

Esse clima, um professor holandês chamado Andrew S. Tanenbaum criou um sistema operacional baseado no Unix, o Minix. Montado para funcionar com a linha de processadores Intel 8086. Como primariamente, o Minix tinha objetivos acadêmicos (o ensino do funcionamento de um SO em universidades), ele estava longe de resolver todos os problemas de um usuário final, porém seu código-fonte era disponibilizado por Tanenbaum.

 

O Linux surgiu de forma muito interessante. Tudo começou em 1991, quando um programador finlandês de 21 anos, Linus Benedict Torvalds, enviou a seguinte mensagem para uma lista de discussão na Internet: "Olá para todos que estão usando Minix. Estou fazendo um sistema operacional free (como passatempo) para 386, 486, AT e clones". Minix era um limitado sistema operacional baseado em Unix que rodava em microcomputadores maquiavélicos como o AT. Linus pretendia desenvolver uma versão melhorada do Minix e mal sabia que seu suposto "passatempo" acabaria num sistema engenhosamente magnífico. Muitos acadêmicos conceituados ficaram interessados na idéia do Linus e, a partir daí, programadores das mais variadas partes do mundo passaram a trabalhar em prol desse projeto. Cada melhoria desenvolvida por um programador era distribuída pela Internet e, imediatamente, integrada ao núcleo do Linux. (VIVAOLINUX, 2010)

 

Nesse ponto da história, um estudante chamado Linus Torvalds, estava frustrado com as carências do Minix começou a idealizar como seria bom ter um SO que, além de gratuito, pudesse efetuar tarefas como emulação de terminal e transferência e armazenamento de arquivos. Então, em 25 de agosto de 1991, Linus anunciou por meio de um email na Usenet (a Unix
User Network) que estava desenvolvendo um sistema operacional.


 

O famoso email relata que ele estava criando um sistema operacional desde abril do mesmo ano, porém que não intencionava torná-lo uma coisa realmente grande e profissional como o GNU (SO de código aberto baseado no Unix), sendo mais um hobby. Ele pedia sugestões e críticas, porém dizia que talvez sequer chegasse a implementá-lo de fato.

 

Linus pretendia chamar sua criação de "Freax", porém trocou para Linux ao aceitar esta sugestão de um de seus amigos.

 

Na mesma época (1991), estudantes do mundo todo que se interessava por informática, e compartilhavam os ideais de que os programas deveriam ser livres para o uso e melhoria por todos, foram inspirados por Richard Stallman e seu projeto GNU (acrônimo recursivo para GNU is not Unix). O projeto de Stallman, em poucas palavras, era um movimento que visava a fornecer software livre com qualidade.
Ainda neste ano, o projeto GNU havia criado uma série de ferramentas úteis para programadores e estudantes, porém seu sistema operacional propriamente dito ainda precisava de um kernel. Este núcleo, batizado de GNU HURD ainda estava em fase de criação e seu lançamento previsto para alguns anos.

 

Foi então que Linus libertou a primeira versão de seu sistema, o Linux versão 0.01 em setembro de 1991. Ao contrário do que muitos devem estar pensando, Linus recebeu críticas pesadas de grandes nomes da computação na época, como Tanenbaum, que inclusive citou que se Linus fosse seu aluno não receberia uma boa nota por aquele sistema tão mal arquitetado.

 

Entretanto, Linus continuou seu trabalho e agora contava com um grande número de colaboradores interessados para auxiliá-lo. Em um próximo passo e utilizando uma ampla gama das ferramentas do GNU (inclusive o próprio sistema de Stallman), o Linux iniciou sua ascensão, licenciado pela GPL (GNU Public License), para garantir que continuasse livre para cópia, estudo e alteração.

 

Com isso, não demorou para que algumas empresas como Red Hat e Caldera compilassem versões do programa (com fins comerciais) e fizessem alterações para deixá-lo mais parecido com o que os usuários estavam acostumados. Entretanto, programadores voluntários mantiveram distribuições gratuitas, como a famosa Debian.

 

Então, já contando com uma interface gráfica e uma série de melhorias ocorrendo em paralelo, às distribuições do Linux começaram a tornar-se cada vez mais populares entre os usuários.




Aplicações


O Linux é muito usado em computadores pessoais, mas os principais usuários são os programadores. Os estudantes que utilizam o sistema operacional Linux têm bom proveito, pois podem estudar o seu funcionamento, como também experimentar novos modos de usar os computadores.

Linux é um sistema extremamente versátil, que consegue correr em vários tipos de computadores. Linux é bastante usado em servidores na Internet; muitas das páginas que consultamos na Internet estão em computadores com Linux. É também usado em computadores mais limitados, como PDAs e alguns telemóveis (como o Nokia 770 Internet Tablet) e em grandes super-computadores.(CARDOSO, 2008)

O Linux vem sendo muito usado pelas empresas, como também usuários comuns. As empresas de publicidade, por exemplo, podem usá-lo para o desenvolvimento de imagens gráficas. A cada dia mais empresas e usuários estão aderindo o Linux, e a tendência é que melhore sempre mais.

As formas de utilização do Linux mais comuns: Servidor de páginas na internet; Servidor FTP; Servidor de e-mail;Servidor Samba/Servidor "Windows";Servidor DNS (Domain Name Server);Gateway (roteador) entre uma LAN (rede local, como num prédio, por exemplo) e a internet. (CARDOSO, 2008)

CTI abrindo portas para o mercado de trabalho

          A informática é uma área que está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e que abre muitas portas para o mercado de trabalho. O Curso Técnico em Informática da SETREM também abre novas portas para os estudantes que tem interesse em se especializar nessa área. 







Gloriosa Sistemas de Floricultura - Faça a sua empresa florescer conosco

A Gloriosa Sistemas de Floricultura é uma empresa que desenvolve sistemas de gerenciamento para floriculturas. O gerenciamento competente de uma empresa resulta no melhoramento dos negócios e consequentemente a obtenção de um lucro maior. Assim sendo, a Gloriosa – Sistemas de Floricultura oferece os melhores sistemas de floriculturas que com certeza melhorarão o controle da sua empresa.


Wunderlist


Tendo em vista que uma empresa têm inúmeras tarefas a realizar durante o dia, ela precisa se organizar para que nada fique para trás. Para isto, existem diversas opções (programas), mas elas nem sempre conseguem ser funcionais e bonitas ao mesmo tempo.



Por isso, o grupo escolheu o programa Wunderlist, que reúne estas e várias outras qualidades na hora de organizar as tarefas em forma de lista, ordenando-as conforme prioridade. As listas e as tarefas podem ser separadas por dias e agrupadas por semelhança.



Layout – Wunderlist

  Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

 

A interface do Wunderlist não esconde nenhum segredo e você pode começar a organizar suas tarefas usando os exemplos existentes no aplicativo. Com um duplo clique, você edita o conteúdo de uma tarefa. Para criar uma nova, você pode usar o atalho Ctrl + N ou então a barra que carrega o texto "Adicionar tarefa".

 
Se você possui um prazo para realizar alguma coisa, o Wunderlist também ajuda você a não ter nenhum problema. Note que na barra "Adicionar tarefa" existe um discreto relógio no canto esquerdo. Clique sobre ele para expandir um calendário e então selecionar o prazo máximo para a realização da atividade em questão.



O Wunderlist conta ainda com a opção de exibir todas as atividades, mostrar apenas as marcadas como favoritas ou, por fim, somente as marcadas como já realizadas. Assim você é quem decide a melhor maneira de visualizar as atividades que já completou e que ainda necessitam ser levadas a cabo.



O apelo visual do Wunderlist é muito grande, tanto que além da interface moderna, você conta também com nove opções de temas para alterar a imagem de fundo do programa. Para escolher um novo, basta clicar sobre uma das opções presentes no canto inferior direito da janela.




Rising Antivírus


A cada dia são criadas novas páginas na internet, o que é muito bom, pois se pode encontrar tudo aquilo que é procurado. Porém, existe um ponto negativo nisso: muitas páginas da internet são mal intencionadas, trazendo vários tipos de vírus para dentro do computador. Para isso são criados os antivírus, eles protegem o computador de todos esses males. 

 

Muitos antivírus precisam ser pagos, por isso muitas pessoas não fazem uso desse tipo de programa. Outros, porém, são free, são gratuitos. Um exemplo de um antivírus free é o Rising.

 

Segundo informações do Baixaki, o Rising é considerado o antivírus da China, e tem como símbolo um leão. É também considerado um dos melhores antivírus, pois possui um design agradável, bonito e moderno.

 

O Rising possui diversas ferramentas: ele oferece desde as mais básicas como remoção de vírus, até ferramentas de varredura de perigos em sites e códigos Embedded. Além disso, oferece opções de atualização automática do banco de dados de vírus e escaneamento de dispositivos.O antivírus foi instalado na máquina virtual para ser apresentado no dia da banca.

 
A figura acima mostra o design moderno e inovador do Rising, que além de deixar o usuário satisfeito, faz com que o antivírus consiga desempenhar com grande qualidade a função de proteger seu computador.

VLC Media Player


O VLC Media Player é um software multimídia que roda em plataforma livre, equivalente ao software proprietário do Windows, o famoso Windows
Media
Player.



VLC Media Player é um tocador multimídia de código aberto e poderoso, que lê diversos formatos de áudio e vídeo (MPEG4, MPEG2, MPEG1, DivX, MP3, OGG, etc.), assim como DVDs, VCDs e vários protocolos de transmissão (streaming). Também tem a opção de ser usado como servidor para vídeos. (BAIXAKI, 2003)

Mandriva


"Mandriva
Linux é uma das maiores distribuição Linux da atualidade, nasceu da fusão entre o antigo Mandrake
Linux e a brasileira Conectiva" (BALBINUX, 2008).



Mandriva é junção do nome das duas empresas MandrakeSoft e Conectiva. A Mandriva, é uma das distribuições Linux mais fáceis de usar, foi uma das primeiras distribuições a incluir um instalador gráfico e ferramentas de configuração fáceis, ainda na época em que o Linux estava restrito ao público técnico.


O Mandriva
Linux (que nasceu da fusão da MandrakeSoft e da Conectiva) é uma das distribuições Linux mais fáceis de usar, desenvolvida com foco no usuário doméstico. O Mandriva foi uma das primeiras distribuições a incluir um instalador gráfico e ferramentas de configuração fáceis de usar, ainda na época em que o Linux estava restrito ao público técnico. (Morimoto, 2009)


O Mandriva é direcionado tanto para usuário comum, quanto para usuário avançado que prefere não gastar horas instalando e configurando a máquina, sendo que muitas vezes a instalação pode ser feita.


É uma distribuição bastante utilizada, devido a sua estabilidade, alta capacidade de processamento e grande quantidade de recursos.

Sacola


         Um dos objetivos específicos deste semestre era criar um sacola diferente, que se destaca frente às sacolas normais que circulam no mercado de trabalho. Frente a isso, o grupo reuniu-se e criou uma sacola em forma de trapézio. Abaixo está uma figura das medidas e do layout da sacola quando está ainda estava no programa de produção Corel Draw X5.



          Na sacola, foram inseridas a marca da empresa e a sua mascote. As cores utilizadas foram semelhantes às cores padrões da empresa, e para selecionar cada área da sacola utilizou-se a ferramenta bézier. Como mostra a figura abaixo.

 
Figura 1: Sacola – CorelDraw


  
Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.



         Depois de pronta, a sacola foi impressa, recortada e montada, e o resultado foi esse:



Figura 2: Sacola Pronta


 
Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.



Manual de Identidade Visual - Gloriosa Sistemas de Floricultura

Um programa de identidade visual coeso é um dos bens mais valiosos de uma empresa ou entidade. Esta necessita manter uma identidade consistente com a sua importância no meio. Frente a isso, foi desenvolvido um manual de identidade visual da empresa Gloriosa Sistemas de Floricultura. A seguir seguem os objetivos e ferramentas usadas em cada página do manual:

Capa e Contracapa


A capa do manual de identidade foi desenvolvida utilizando uma fotografia como plano de fundo. Essa fotografia foi tirada com algumas flores dentro de uma bacia cheia de água, e um poço de água sendo derramada dentro. Na parte frontal está a marca da empresa e em uma das abas está o memorial da empresa, que consta o que a empresa desenvolve e quais são os seu objetivos. Já na outra aba está a ficha técnica das desenvolvedoras do manual de identidade visual. Na ficha técnica está especificado o nome de cada desenvolvedora e qual o seu papel na construção do manual. Na contra capa, estão os contatos (e-mail), de cada desenvolvedora. De acordo com a figura 1.

Figura 1: Capa e Contracapa do Manual

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Introdução


Na página da introdução está relatado o que se pretende atingir com a elaboração do manual de identidade visual. O layout da página foi desenvolvido com a ferramenta retângulo, e a cor usada foi escolhida para “combinar” com a marca da empresa. O layout mostrado na página da introdução foi usado em todas as outras páginas, pois assim é possível ter um layout padrão.

A fonte usada em todo o manual, exceto na marca, é Arial. O tamanho da fonte nos títulos é de 24 e está sempre se encontra em negrito. Já nos demais textos o tamanho da fonte está em 18 e é normal. Os textos em tamanho 18 sempre se encontram centralizados. Como mostra a figura 2.

Figura 2: Introdução
 Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

 

Sumário


No sumário estão colocadas as páginas de cada tópico da manual de identidade visual. Ele serve para orientar as pessoas que estejam vendo o manual. Como pode ser visto na figura 3.

Figura 3: Sumário
Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Assinatura Principal


A assinatura principal da Empresa Gloriosa Sistemas de Floricultura foi desenvolvida buscando se diferenciar das demais empresas existentes. É uma marca simples, mas que depois de ser analisada completamente, traz seus valores a tona. Conforme a figura 4.

Figura 4: Assinatura Principal
Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

O slogan da empresa é “Faça sua empresa florescer conosco”, ele foi escolhido entre outras opções devido ao fato de se destacar e trazer a mensagem de que com o uso dos sistemas que a empresa desenvolve, as floriculturas irão “florescer”, crescer frente às demais existentes no mercado de trabalho.

O logotipo da empresa chama-se Gloriosa. Este nome foi escolhido em homenagem a uma flor chamada gloriosa, que é uma espécie muito exótica, resistente e que apresenta um rápido crescimento. Frente a isso, quer se repassar a ideia de que a empresa tem um rápido crescimento e produz sistemas diferenciados e eficazes das demais empresas.

O símbolo da empresa é uma representação da flor chamada “dente-de-leão”. Esta é uma flor que tem a capacidade de se espalhar até 108 quilômetros de distância. Ela foi escolhida como símbolo justamente para se repassar a ideia de que a empresa tem a capacidade de espelhar seus sistemas pelo mundo todo.

Símbolo


Figura 5: Símbolo

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

A representação da flor “dente-de-leão” foi feita com três ferramentas: bézier, eclipse e forma. Com a ferramenta bézier foi desenvolvido o caule da flor. Ele foi feito de uma forma arredondada para poder-se interligar-se com o logotipo. Com a ferramenta eclipse desenvolveu-se as pétalas da flor. Depois, elas foram ajustadas com a ferramenta de forma. Elas também foram feitas de modo arredondado para não “machucar” o olho de quem estará observando a marca.

A cor escolhida para fazer as pétalas foi o roxo, pois ela é uma cor que transmite beleza, grandes ideias, prosperidade, nobreza e respeito, que são itens fundamentais em uma empresa. De acordo com a figura 5.

 

Logotipo


O logotipo da empresa chama-se Gloriosa. Ele foi desenvolvido usando-se a fonte AvantGarde Bk BT, pois é um estilo de letra formal e bonito. A cor usada é preta. Porém, a frase, Sistemas de Floricultura possui a fonte AvantGarde Md BT, e sua cor também é preta. Como é mostrado na figura 6.

Figura 6: Logotipo

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

 

Margens de Segurança e Redução Máxima


As margens de segurança foram desenvolvidas para se ter a segurança de que nenhuma escrita fique sob a marca. Desta forma, ficou definido que nada poderia ultrapassar as margens de 0,5 centímetros em qualquer lado da marca. Foi escolhido esse valor, pois dessa forma a marca ficará bem legível aos olhos de outras pessoas. Conforme mostra a figura 7.

Figura 7: Margens de Segurança e Redução Máxima

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

A taxa de redução máxima foi definida em 1 centímetro de altura e 3,615 centímetros de largura. Dessa forma, quando a marca atingir a sua redução máxima ela ainda ficará legível.

Alfabeto Padrão


O alfabeto padrão foi definido para que nenhuma outra fonte seja usada na marca Gloriosa Sistemas de Floricultura (figura 8). Em momento algum ela deve ser alterada. O tipo de fonte de cada parte da marca já foi citada na explicação do Logotipo.

Figura 8: Alfabeto Padrão

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

 

Cores Padrão


Uma empresa deve ter sua marca padrão, e dentro desta padronização as cores estão incluídas. Na marca da empresa Gloriosa Sistemas de Floricultura, apenas duas cores foram usadas: Roxo escuro e roxo claro, conforme a figura 9.

Figura 9: Cores Padrão

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

O roxo forte deve os seguintes percentuais de cor:

C = 56%
M = 59%
Y = 0%
K = 0%

R = 148%
G = 97%
B = 201%
Pantone: 265C

Já o roxo fraco deve ter os seguintes percentuais de cor:

C = 38%
M = 38%
Y = 0%
K = 0%
R = 131%
G = 145%
B = 214%

Pantone: 2645C

 

Versão Preto e Branco e Versão Negativa


A versão preto e branco da marca e a versão negativa foram desenvolvidas para que a marca possa ser aplicada em fundos brancos ou pretos, porém, mesmo assim ainda estejam legíveis. Como mostra a figura 10.

Figura 10: Versão Preto e Branco e Versão Negativa

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

 

Versões Monocromáticas


As versões monocromáticas devem ser usadas quando se tem a necessidade de usar a marca com uma cor diferente da padrão, da versão preto e branco ou da versão negativa.

As cores escolhidas para serem as versões monocromáticas foram: roxo, cinza, vermelho e verde. Elas foram escolhidas, pois são algumas das cores mais usadas no cotidiano das pessoas. As versões monocromáticas podem ser vistas abaixo na figura 11.

Figura 11: Versões Monocromáticas

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

 

Versões Incorretas


No início do desenvolvimento do Manual de Identidade Visual, se tinha grandes dúvidas em relação a que marca escolher. Por fim, escolheu-se uma que é mostrada ao longo de todo o manual. As outras versões da marca estão mostradas na página das versões incorretas. Ou seja, em momento algum a marca atual da empresa pode ser mudada, caso isto aconteça, ela estará incorreta. Como pode ser visto na figura 12.

Figura 12: Versões Incorretas

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

 

Aplicações Sobre Fundos Coloridos


Levando-se em conta de que em algum momento precisa-se aplicar a marca sob um fundo colorido, que não seja preto nem branco, foram desenvolvidos seis fundos coloridos onde a marca pode ser aplicada (figura 13). Ou seja, apenas nessas seis cores (além do branco e do preto) a marca pode ser inserida.

 As cores escolhidas são cores bastante utilizadas no dia-a-dia. São elas: roxo, rosa, verde, vermelho, amarelo e azul. É importante lembrar que na aplicação da marca nessas seis cores, é preciso avaliar qual versão da marca utilizar (original, preto e branco, negativa ou monocromática).

Figura 13: Aplicações Sobre Fundos Coloridos

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Aplicação sobre Imagem


A marca da empresa foi aplicada sobre uma imagem para se ter a percepção de que isso é possível, porém é preciso ter cuidado em relação a que versão utilizar. Por exemplo, na figura 14, é possível perceber que a versão a ser utilizada deve ser a negativa, pois o fundo da imagem é preto.

Figura 14: Aplicação sobre Imagem

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

 

Cartão de Visitas e Crachá


É de suma importância que as pessoas que trabalham dentro de uma empresa tenham um cartão onde estejam os seus dados e um crachá que as identifique. No Manual de Identidade Visual da empresa Gloriosa Sistemas de Floricultura, o cartão de visitas foi desenvolvido sob as medidas de 9 centímetros de largura e 5 centímetros de altura.

Ele possui uma cor de plano de fundo lilás, e com a ferramenta transparência foi colocado um efeito de transparência com o plano de fundo e uma forma de banner alongada que possuía uma cor roxa escura. Após, foram inseridos os dados de cada desenvolvedora, como nome, e-mail e telefone.

Já na criação do crachá, as medidas usadas foram 5 centímetros de largura e 7 centímetros de altura. A cor utilizada foi o roxo forte, e com a ferramenta Power Clip se inseriu uma forma de banner alongada dentro do retângulo. Após, com a ferramenta do retângulo criou-se uma quadrado onde seria o lugar da foto do funcionário estar e inseriu-se a marca da empresa e o nome do funcionário. Como é mostrado na figura 15.

Figura 15: Cartão de Visitas e Crachá

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Mascote


A Mascote da empresa é uma borboleta, que representa um jeito livre e despreocupado de viver. Ela carrega em suas mãos um globo onde está brotando uma flor. Isso representa que os sistemas de gerenciamento para floriculturas estão por todo o mundo. Como pode ser visto na figura 16.

Figura 16: Mascote

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

As principais ferramentas utilizadas para criar a mascote foram: eclipse (criação do globo, de uma das partes do corpo...), mistura interativa (nas partes internas das asas da borboleta, na flor, nos olhos...), bézier (criação das antenas da borboleta, das asas...), forma (alongamento das partes internas das asas, alongamento do corpo...). A borboleta foi transformada em “humano”, para atrair mais a atenção das pessoas e para se ter uma melhor afinidade.

Campanhas Publicitárias


Em uma empresa é essencial que se tenha campanhas publicitárias que divulgam a marca, os objetivos e os produtos da mesma. Frente a isso, foram desenvolvidas várias campanhas publicitárias que tem por objetivo divulgar a empresa Gloriosa Sistemas de Floricultura.

Cartaz

O cartaz é também uma campanha publicitária que busca divulgar os sistemas desenvolvidos pela Gloriosa – Sistemas de Floricultura. O c artaz desenvolvido pode ser visto na figura 17.

Figura 17: Cartaz

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Foi feita uma mistura interativa entre as cores lilás e roxo, foram inseridos duas imagens: uma que mostra o globo terrestre, que quer representar que os sistemas estão pelo mundo todo, e outra que é uma representação do próprio sistema. A fonte utilizada é Kristen ITC e o tamanho da fonte é 16.

Outdoor

Uma das campanhas publicitárias é a criação do Outdoor (figura 18), que foi desenvolvido de uma forma simples, mas que chama a atenção de quem o vê. Foi utilizada uma figura que mostra o símbolo da empresa (a flor dente-de-leão sendo assoprada) e em cima desta figura foi inserida a marca da empresa. A aplicação da marca sobre a imagem foi feita no programa Photoshop.

Figura 18: Outdoor para a Campanha Publicitária

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Folder

Figura 19: Folder

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Outra campanha publicitária desenvolvida foi a criação de um folder (mostrado na figura 19). Nela estão explicados os objetivos da empresa e seus valores. Ele foi desenvolvido com as ferramentas de eclipse, bézier, retângulo e forma. A cor continua sendo roxo e lilás, pois são as cores padrões da empresa. As fontes utilizadas variam entre Calibri e Arial e o tamanho da fonte é 6. 

Banner

Figura 20: Banner

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Para desenvolver o banner (mostrado na figura 20) foram utilizadas as ferramentas retângulo e mistura interativa. Com a ferramenta retângulo se desenhou a forma que o banner iria trazer. Com a mistura interativa pode-se misturar as cores roxo e cinza para dar um efeito mais bonito. Depois, foi inserida a marca da empresa sobre o retângulo.

Aplicações da Marca


Para se ter um conhecimento maior da empresa desenvolvida, foram desenvolvidas inúmeras aplicações com a marca, que podem ser vistas nas figuras a seguir:

Figura 21: Aplicações em Carro

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Figura 22: Aplicação em Cúia e Aplicação em Mouse Pad

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Figura 23: Aplicação em Bonés e Aplicação em Camisetas

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Figura 24: Fachada da Empresa e Aplicação em Cadeiras

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.