Depoimentos dos alunos do Programa de Inclusão Digital

“Eu achei as aulas legais… já sabia desses programas, mas não sabia que podia fazer tudo o que vocês ensinaram dentro desses programas. Obrigado pelas aulas que vocês deram para nós, eu gostei muito!!!”
Daiane Stevens

“Eu achei as aulas bem boas e valeu a pena vir porque aprendi muitas coisas que eu não sabia.”
Eduardo André Eckert

“As aulas eram bem legais. Eu aprendi coisas novas. As profes eram bem legais e tiveram muita paciência.”
Elias Luan Weimer

“Eu gostei muito das aulas porque eu aprendi coisas novas e porque as aulas eram muito legais. Também aprendemos nas aulas de Inclusão Digital coisas úteis que eu não sabia.”
Gabriela Larissa Balz

“Eu gostei muito das aulas, pois a gente aprendeu muitas coisas que não sabíamos e o que nós sabíamos aprofundamos um pouco mais.”
Giovana Beatriz Stevens

“Eu gostei muito das aulas de inclusão digital porque eu aprendi muita coisa que não sabia pois as professoras Carine, Franciele e Maiara ensinaram muito bem as coisas que eu não sabia. Essas professoras são muito inteligentes, queridas, educadas e se interessam pelas coisas que fazem.”
Josiane Patrícia de Oliveira

“Eu gostei muito das aulas de inclusão digital porque as professoras Carine, Maiara e Franciele ensinaram coisas novas. Elas são queridas, inteligentes amigas e legais. Eu quero que continuem assim.”
Kelin Denise Krombauer

“Eu gostei muito das aulas de inclusão digital e também aprendi várias coisas. Aprendemos a escrever textos, fazer e apresentar trabalhos, fazer gráficos e muitas outras coisas. As professoras são bem atenciosas e legais e estão sempre nos ajudando em nossos problemas.”
Leonardo Luan Jung

“Eu achei muito legal porque a gente aprendeu muitas coisas novas para mexer no computador.”
Lucas Vaniel Förster

“Eu gostei das aulas, aprendi varias coisas, mas muitas delas eu já sabia. Achei legal aprender a fazer coisas no LINUX, porque eu nunca tinha mexido com este sistema operacional antes.”
 Maiquel Andrei Balz

“Eu gostei muito das aulas de inclusão digital porque aprendi muitas coisas muito legais. Também gostei muito das professoras porque sem elas eu não tinha aprendido nada do que eu aprendi.”
Marciel Klein

“As aulas estavam muito show. Valeu por tudo, gostei mesmo.”
Marco Antonio Schacker

“Eu gostei bastante das aulas porque não sabia quase nada daqueles programas e aprendi muitas coisas que vão me ajudar.”
Marieli de Oliveira

“Eu gostei muito das aulas de inclusão digital. Aprendi coisas que eu já sabia, mas foi legal. Valeu pelas aulas!!!”
Thalia Hübner

“Eu gostei muito! Aprendi muitas coisas diferentes e gostei das professoras, pois explicam bem e são legais.”
Tomas Gustavo Wenningkamp

Gloriosa Sistemas de Floricultura

A empresa Gloriosa - Sistemas de Floricultura tem como objetivo desenvolver sistemas para floriculturas, para que estas possam ter a oportunidade de gerenciar de forma correta e eficaz seus lucros e serviços.

Seus valores principais baseiam-se em promover a satisfação dos clientes por meio de sistemas competentes, e ter a atualização dos mesmos para que a empresa sempre esteja a frente das novidades que surgem.

Inclusão Digital - Turma T758




As aulas de Inclusão Digital desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Progresso, no interior do município de Três de Maio, deram início dia 25 de setembro de 2010 e foram concluídas no dia 30 de outubro de 2010.

Estas aulas foram realizadas aos sábados de manhã, das 7:30h às 11:30h e delas participaram 24 alunos. Os softwares livres do pacote BrOffice.org trabalhados no Sistema Operacional Linux foram: Writer, Calc e Impress.

                  Dos 25 alunos participantes do Programa apenas 17 tiveram 75% de frequência nas aulas e receberam o certificado no final do curso. Estes alunos foram: Daiane Stevens, Elias Luan Weimer, Eduardo André Eckert, Gabriela Larissa Balz, Giovana Beatriz Stevens, Josiane Patrícia de Oliveira, Kelin Denise Krombauer, Leonardo Luan Jung, Lucas Vaniel Förster, Maiquel Andrei Balz, Marciel Klein, Marco Antonio Schacker, Marcos Vinicios de Oliveira, Marieli de Oliveira, Rafael Fernando Oliveira Hübener, Thalia Hübner e Tomas Gustavo Wenningkamp.

Turma T758

Fonte: MASSI; HECKLER; LUDWIG, 2010.

Inclusão Digital na SETREM

O Programa de inclusão Digital SETREM, antigo Projeto Comunidade Virtual é coordenado pelo Curso Técnico de Informática - CTI e pelo Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação em parceria com alunos, acadêmicos e professores.

Seu principal objetivo é possibilitar ao maior número de pessoas da sociedade três-maiense e região o contato e o conhecimento básico de informática, contemplando mais pessoas ao acesso às informações, alavancando o desenvolvimento tecnológico do nosso município e contribuindo para o desenvolvimento da região. Todos os materiais didáticos e as instalações são fornecidos pela Instituição. O curso dispõe de uma carga horária de 20 horas aula.

As aulas de Inclusão Digital iniciaram em abril de 2002 e após a Instituição receber um grande investimento na área de informática o próximo passo foi divulgar o programa nos meios de comunicação para formar um número maior de alunos.

No final do curso, Os alunos que recebem o certificado de conclusão ficam registrados numa ata, mas somente quem tem acima 75% de frequência. Os registros das turmas ficam numa ata com fotos, datas das aulas e assinaturas dos alunos e também no site do programa.

Trabalham no Programa de Inclusão Digital, a coordenadora Maidi Dalri, a colaboradora da organização Maria Cristina Rakoski e os alunos dos Cursos Técnico em Informática, acadêmicos do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e acadêmicos do Curso em Tecnologia em Redes de Computadores na instrução e divulgação do Programa. Durante os nove anos de existência do programa, mais de 5.700 alunos concluíram os cursos básicos de informática.

Atualmente, o Programa já abrange comunidades interioranas, escolas e bairros da cidade de Três de Maio, região e até mesmo outros estados.

O que é Inclusão Digital?

A inclusão digital é um processo que pretende tornar o acesso ao ciberespaço mais democrático, contemplando todos os possíveis grupos, tornando-se um espaço para socialização, que possibilita aos usuários usufruírem as possibilidades oferecidas e disseminarem o conhecimento obtido, sendo de grande importância para a evolução da sociedade e dos indivíduos. (TEIXEIRA; MARCON, 2009, p. 237)

         A Inclusão Digital é uma forma de permitir a inserção de todos na sociedade da informática, isso faz com que melhora a formação profissional da pessoa. Gera também, para o cidadão um diferencial no aprendizado e na capacidade de acesso, pois muito não tem condições financeiras de adquirir equipamentos e serviços para este acesso.

         “É um conjunto de projetos que visam diminuir a exclusão digital por meio de soluções de negócios que dão acesso a serviços digitais e possibilidade de conexão a populações de regiões em desenvolvimento que não os possuem.” (FUNDAÇÃO BUNGE, 2009)


Fonte:

FUNDAÇÃO BUNGE. Inclusão Digital. Disponível em <http://www.fundacaobunge.org.br/biblioteca-bunge/glossario/?filter=g-h-i>. Acesso em: 09 de out. de 2010.

TEIXEIRA, Adriano Canabarro; MARCON, Karina. Inclusão digital: experiências, desafios e perspectivas. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009.